Natal em Viena

November 26, 2017

Dezembro  está chegando e o clima de também. E, apesar de ser verão no Brasil, as lojas e shoppings estão com uma decoração que faz lembrar o clima frio e branco do norte Europeu. Afinal, é das terras frias e gélidas da Lapônia, na Finlândia, que surgiu a figura do Papai Noel, tradição que se espalhou pelo mundo afora.

 

Agora imagina viver essa experiência natalina onde há muito frio e neve de verdade. Só posso dizer que é uma das experiências mais mágicas e incríveis da vida. E digo mais, essa magia não passa nunca.

 

Há doze anos moro em Viena, capital da Áustria, e faço questão de visitar os mercadinhos de Natal (http://www.kelypelomundo.com/mercadinhos-de-natal-em-viena/)  lindos da cidade. E, por ser considerada  uma das cidades especialistas das festas de fim de ano no velho mundo, se deslumbrar andando pelas ruas não é algo difícil de se fazer.

 

A magia esplendorosa do Natal começa já em meados de novembro, e o curioso é que quase não há nada relacionado ao Papai Noel; aqui quem traz os presentes é o Christkindl, que significa Menino Jesus. É possível observar também que alguns lugares estão, lentamente, aderindo à figura de Santa Claus, mas parece que o personagem ainda não faz muito sucesso entre os austríacos.

 

Outra coisa interessante é que, no inverno, o sol se põe mais cedo, por volta das 16h, e, com isso, a escuridão bate à porta bem antes, o que faz ressaltar a charmosíssima iluminação de Natal espalhada pelo centro da cidade.

 

Viena está tão iluminada que me sinto num cenário de princesas das estórias infantis. As ruas da cidade imperial ficaram mais pomposas e brilhantes.

E a beleza do Natal não é apenas um privilégio da capital. A Áustria, como um todo, investe muito nos preparativos de Natal, e as cidades e vilarejos parecem cinematográficos, com suas luzes temáticas e mercadinhos natalinos. Então, se quiser descobrir algo encantador, que tal colocar a Áustria como opção, na lista de desejos de viagem?

 

Mas, Atenção! Ao planejar sua viagem, saiba que o inverno também tem seu lado difícil por causa das baixas temperaturas. Então, se organize para não transformar o seu sonho em pesadelo. E uma dica importante: no centro de Viena venta muito, e é um vento de doer o osso. Por isso, para não se sentir desconfortável, é imprescindível se agasalhar bem, para que você possa curtir o passeio, calmamente, pelas ruas da cidade, sem ter que sair desesperado para achar um lugar para se aquecer.

 

Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso para você sua família.

 

Kely Martins Bauer é jornalista, colaboradora da Se7e Cultura, mora na Áustria e dá dicas de turismo em seu site www.kelypelomundo.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo