As ruivas da rainha – Bem-vindos ao mundo das Ale Inglesas

August 18, 2017

Para acabar de vez que com a dúvida, ‘Ale’ é um dos dois grandes grupos de cerveja (o outro pertence à família das Lager) onde classificamos os vários estilos cervejísticos. São produzidas com leveduras que trabalham melhor em temperaturas mais elevadas (16° a 23°C) e ficam em suspensão dentro do tanque durante o processo de maturação. Daí vem a afirmação: as Ales são cervejas de alta fermentação!

 

O fantástico mundo das Ales se diversificou bastante ao longo dos séculos, e hoje, essa família abriga desde as lupuladas India Pale Ale até as robustas Russian Imperial Stout. Porém, quando falamos genericamente em ‘cerveja Ale’, quem carrega a alcunha por essas 3 letrinhas são as majestosas ruivas da terra da rainha, as tradicionais ‘Ale Inglesas’, também conhecidas como ESB (Extra Special Bitter Ale), English Pale Ale, English Red Ale, ou simplesmente English Ale.

                                                                                           Foto: Divulgação

A característica marcante desse estilo, além da bela coloração avermelhada, é a forte adição de maltes encorpados e caramelizados. O dulçor dos maltes torna-se bastante presente nesse estilo, assim como aromas de frutas vermelhas liberados pela escolha das leveduras e pelo processo de alta fermentação, o que garante uma ótima drinkability, regada a um balanceado teor alcoólico, que gira na casa dos 5%. A presença dos lúpulos fica bem discreta para não tirar o protagonista do principal ingrediente do estilo, o malte!

 

O resultado de tudo isso, uma bela dama de vermelho, com corpo médio e textura límpida, para desfilar no seu copo ‘pint’, o ideal para degustar as cervejas do estilo ESB.

 

Ficou com água na boca? Então corra para saborear uma das ótimas opções de English Ale que os bares e casas especializadas da nossa capital oferecem, aproveitando para harmonizar com a clássica receita inglesa ‘Fish and Chips’, assistindo a uma partida de futebol da ‘Premier League’ e ouvindo o bom e velho rock’n’roll britânico.

 

God Save the Queen!

 

Rafael Gangana é servidor público, colaborador da Se7e Cultura e apreciador de boas cervejas.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo