As “novas” IPAs e seus latões coloridos

August 4, 2017

Já não é de hoje que os fãs das nossas “amarguinhas” do coração, sempre sedentos por novidades e pelo que há de melhor no mercado, já descobriram a onda do momento, saborear IPAs extremamente lupuladas, com o frescor de uma cerveja recém-fermentada, e em latões coloridos e cheios de estilo.

 

Bem-vindos ao mundo das New England IPAs!

                                                          Foto: Divulgação

Elas são turvas, geralmente fermentadas com alguma quantidade de malte de trigo, centeio e/ou aveia, o que garante um aspecto licoroso e aveludado. Também abusam daquele que é o principal ingrediente das IPAs... O lúpulo! Grandes quantidades e vários tipos da plantinha garantem sabores e aromas marcantes ao estilo.

                                                                                          Foto: Divulgação

As NEIPAs, também conhecidas como “Vermont IPA” e “Juice IPA”, foram idealizadas no norte da costa leste dos EUA, região conhecida como “Nova Inglaterra” e de grande tradição na fabricação de IPAs.

A partir daí, a idéia foi buscar um produto que proporcionasse, além do amargor característico, uma explosão de sabores e aromas de várias espécies de lúpulo com a suavidade e cremosidade proporcionadas por um corpo médio e de baixa filtragem.   

 

Toda essa alquimia foi pensada para proporcionar a experiência de se beber uma cerveja envasada muito semelhante àquelas tiradas “diretamente da fonte”. Por essa razão, as NEIPAs, que já invadiram o mercado nacional e viraram febre em várias microcervejarias do país, são oferecidas nos famosos “latões”, pois na maioria das vezes são cervejas não-pasteurizadas, e esse tipo de recipiente ajuda a manter as qualidades originais do produto. Por essa razão, saborear uma New England IPA, além de ser uma deliciosa experiência, ainda se tornou obra de arte! Os desenhos psicodélicos e as figuras chamativas e invocadas das latas, completam a experiência sensorial dessa brincadeira.

 

Elas podem ser difíceis de se encontrar e até custar mais caro, mas ao degustar essas maravilhas, vem a certeza de que o esforço vale muito a pena!!!

 

Rafael Gangana é servidor público, apreciador de boas cervejas e colaborador da Se7e Cultura

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo