A imponência das Russian Imperial Stouts

June 12, 2017

Se para você cerveja preta é tudo a mesma coisa, convido você, caro cervejeiro, a tirar alguns minutos do seu precioso tempo e acompanhar esta coluna.

 

                                                                               Foto: Divulgação

Gostamos sempre de esclarecer que existem cervejas negras pertencentes às duas grandes famílias da bebida: Lagers (baixa fermentação) e Ales (alta fermentação). Ou seja desde a já tradicional aqui no Brasil cerveja do tipo Malzbier (American Pale Lager), doce e com baixo teor alcoólico, até as famosas “Dark Ale” inglesas (Porters e Stouts), mais amargas e alcoólicas, as cervejas escuras encantam pelo seu sabor diferenciado e pela sua robustez.

 

Como expoente máximo do mundo ‘noir’ cervejístico, abrimos espaço para as majestosas Russian Imperial Stouts, ou simplesmente RIS. Ok, mas se a cerveja do tipo Stout é uma Ale negra, feita com maltes torrados, e em alta fermentação, por que abrir espaço para uma subdivisão cervejística desfilar sozinha por aqui!? Simplesmente porque as RIS estão no topo da cadeia desse mundo de maltes torrados, lúpulos e leveduras. 

 

Diferentemente da sua irmã mais light, a Dry-Stout, menos alcoólica e mais suave, as cervejas do tipo Russian Imperial Stout são feitas com os melhores cereais maltados extra torrados e passam por um complexo processo de fermentação e armazenamento, muitas vezes utilizando barris de madeira envelhecidos, que lhe conferem maior robustez e potência no sabor e aroma, sobressaindo notas de café e chocolate meio-amargo. O corpo é de médio para alto, e apresenta grande maciez na textura, com sua tradicional pegada licorosa, aveludada e viscosa. O contraste de sua espuma dourada e densa confere um aspecto imponente à cerveja, que enche os olhos e dá água na boca ao felizardo cervejeiro. O teor alcoólico, sempre acima dos 9%, pode até assustar, mas fica muito bem inserido e colabora para a harmonia do conjunto.

 

Pra você que não vê a hora de degustar uma dessas maravilhas, corra para uma das casas especializadas de Brasília e encha sua taça com alguma das ótimas opções de rótulo do estilo oferecidas por aqui!

 

Rafael Gangana é servidor público, apreciador de boas cervejas e colaborador da Se7e Cultura.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo