Vai uma Belgian Strong Ale para aquecer as madrugadas frias?

May 11, 2017

Sim, esse estilo de cerveja, da família das ‘Ale’ (cervejas de alta fermentação) traz um teor alcoólico acima da média, que normalmente passa dos 8% e exige cautela dos apreciadores. Robustas, fortes, mais complexas e densas, esse estilo de cerveja vem de uma cultura milenar, envolvendo a igreja e simpáticos monges belgas.

 

Ok, sempre soubemos que cerveja é um líquido abençoado, mas agora podemos ter certeza disso!

 

Ao longo de séculos, entre a Antiguidade e a Idade Média, o conhecimento sobre a fabricação de cervejas foi mantido e cultivado em monastérios. Nos dias atuais, ainda existem alguns deles que se destacam na produção dessas maravilhas maltadas, como os da Ordem Cistercience da Estrita Observância, mais conhecida como “Ordem Trapista”, fundada em 1664. Mas, isso é assunto para uma próxima degustação.

 

Podemos dizer então que as Strong Ale fazem parte de uma família maior de cervejas, as Abadias! As Cervejas de Abadia são inspiradas nos estilos tradicionais dos monges belgas e carregam outra particularidade, a inserção de outros açúcares, além daquele proveniente da fermentação dos maltes. Pelo fato de serem fabricadas em temperaturas mais elevadas (entre 18ºC e 26ºC) e por conterem mais açúcar em seu processo de fermentação, diríamos que as Strong Ale trabalham ao máximo as leveduras, acarretando, com isso, em sabores marcantes, complexos e deliciosos, com notas de frutas secas, como ameixa e uva passa, banana, frutas vermelhas, caramelo e até chocolate.

 

Tão complexa quanto sua fabricação, seria descrever as Cervejas de Abadia em apenas uma coluna. Por hora, vamos saciar nossa curiosidade e nos aquecer nas noites frias do cerrado saboreando alguma das marcantes Belgian Strong Ale, facilmente encontradas nos bares e casas especializadas de Brasília.

 

Outra coisa importante: não esqueça sua Strong Ale no congelador! A temperatura ideal para a degustação dessas maravilhas varia entre 10ºC e 12ºC. E se beber, não dirija!

 

Fica a Dica!

 

    

                                                                                                             Foto: Divulgação

- Delirium Tremens (Estilo: Belgian Golden Strong Ale) / 8,5% ABV

- Gulden Draak Ale (Estilo: Belgian Dark Strong Ale) / 10,5% ABV

- Piraat (Estilo: Belgian Strong Ale) / 10,5% ABV

 

Rafael Gangana é servidor público, apreciador de boas cervejas e colaborador da Se7e Cultura

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo