Você sabe qual é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?

May 4, 2017

O gosto por vinhos aumentou muito nos últimos anos no Brasil. Comparado a outros países da América do Sul, o hábito é relativamente recente. Além de ser uma bebida deliciosa que harmoniza maravilhosamente com a comida, o vinho ainda está relacionado ao bem estar e à saúde. Uma bebida completa que traz enorme prazer.

 

Sabendo disso, a Se7e criou essa coluna que vai trazer curiosidades e dar dicas sobre o assunto. O tema de estreia é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier. As pessoas se confundem muito com os termos que parecem dizer a mesma coisa, mas tem significados distintos.

 

O enólogo é o profissional com curso superior responsável por todo o processo de elaboração do vinho, que vai desde a análise do solo, os métodos de irrigação, as melhores técnicas de colheita das uvas até as técnicas de vinificação, a mistura das uvas, o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.

 

Sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. É responsável pela compra, armazenamento, elaboração da carta e o serviço do vinho aos clientes.

 

Já o enófilo é o apreciador do vinho. É aquele que gosta de vinhos e faz anotações sobre os vinhos que degusta. É o consumidor final.

E eu, como boa enófila que sou, vou tentar passar para vocês um pouco sobre esse incrível mundo do vinho. Santé!

 

Samantha Maia é engenheira civil, idealizadora e produtora da Se7e Cultura e responsável pelo canal no youtube, facebook e instagram - Bordeaux Vinhos Brasília (https://www.youtube.com/bordeauxvinhosbrasilia)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo