Gabriel Grossi: um gaitista brasiliense “Em Movimento” pelo mundo

April 21, 2017

                                                                            Foto: Marco Tulio Chaves

 

O gaitista Gabriel Grossi nasceu e escreveu em Brasília as primeiras linhas de sua história na música, registradas em diversas ocasiões nas páginas da Se7e. Por gratidão e pela inspiração que a Capital sempre lhe proporcionou, o brasiliense escolheu a cidade para gravar seu primeiro DVD, “Em Movimento”, nos dias 12 e 13 de abril, no também histórico Teatro Plínio Marcos – Funarte.

 

Gabriel conquistou o reconhecimento ainda bastante jovem, sendo elogiado por ninguém menos que Maurício Einhorn, considerado o melhor gaitista brasileiro e um dos melhores do mundo, que viria a ser seu professor e a quem homenageou no disco “Viva Mauricio Einhorn”, ao lado do também brasiliense Pablo Fagundes e de outros 26 gaitistas brasileiros. Homenageou ainda o “rei da gaita”: o belga Toots Thielemans, lhe entregando pessoalmente o disco antes de seu falecimento, em agosto passado.

 

O mestre e amigo Mauricio Einhorn fez questão de estar presente no primeiro dia do registro em DVD. Mas não apenas ele: outra lenda da música brasileira, o mago dos sons Hermeto Paschoal transformou a plateia em mais um instrumento, bem ao seu estilo. Com lotação esgotada, o segundo dia foi recheado de emoções, encerrado com uma verdadeira celebração do talento de Gabriel e do grupo reunido por ele para a ocasião, com Eduardo Farias (piano), Andre Vasconcellos (baixo), Rafael Barata (bateria) e Sergio Coelho (trombone) – o Gabriel Grossi Quinteto.

 

O DVD “Em Movimento” passa a fazer parte de uma extensa e elogiada discografia, que já soma nove discos lançados, além de shows e gravações com artistas do quilate de Chico Buarque, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, João Donato, Dominguinhos, Ivan Lins, Zelia Duncan, Beth Carvalho, o próprio Hermeto Paschoal e Hamilton de Holanda (com quem integra desde 2005 o quinteto três vezes consecutivas finalista do Grammy Latino), além de turnês pela Europa e pelos Estados Unidos. E sua participação na música brasileira será longa, com o reconhecimento devido e certamente muitas outras obras-primas – que estarão sempre registradas nas páginas da Se7e.

 

Marco Tulio Chaves é jornalista e colaborador da Se7e Cultura

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo