Oh yes, temos IPA! E das boas... Parte 1

April 21, 2017

Certamente você já bebeu, ou experimentou, ou, pelo menos, já ouviu falar na famosa IPA. A queridinha India Pale Ale é o estilo de cerveja que definitivamente caiu no gosto do brasileiro. Sua explosão de aromas, indo do cítrico ao floral, e o sabor frutado marcante, com notas de frutas tropicais, como maracujá, tangerina, abacaxi, ajudaram a criar uma legião de fãs dessas maravilhas do amargor.

 

Mas as IPAs não são apenas deliciosas, elas carregam uma história secular. Essa cerveja da família das Ales (alta fermentação) e extremamente lupuladas, datam do final dos anos 1.700, quando a India era uma colonia inglesa. Naquela época, as cervejas do estilo Porter e Pale Ale eram as mais consumidas na “terra da rainha”, sendo essas últimas mais convidativas para o clima quente indiano. O único porém é que as pale ales não resistiam ao tempo durante as longas viagens de navio. Foi então que o Sir George Hodgson, mestre cervejeiro inglês da época, teve a brilhante ideia de carregar suas pale ales com dosagens extra de lúpulo, um excelente antioxidante que ajuda a retardar o processo de deterioração da cerveja.

 

                                                                                     Foto: Divulgação

 

Atualmente, são dezenas de espécies de lúpulo utilizados na fabricação de cervejas mundo afora, sendo cultivado, principalmente, na Alemanha e nos Estados Unidos. Dos mais tradicionais, como o Centennial, Cascade, Chinook e Columbus, às espécies que enaltecem um sabor mais frutado (Citra, Mosaic, Galaxy, Equinox e El Dorado), o lúpulo se tornou uma alquimia perfeita para saciar as goelas sedentas dos cervejeiros mundo afora.

 

Podemos dizer que hoje em dia as IPAs americanas são referência, no entanto aqui no Brasil já podemos encontrar excelentes cervejas do estilo, fabricadas por microcervejarias brazucas, que não devem nada às melhores amargas do mundo. Seja Session, American, New England, East, Imperial/Double ou Black, há variações de IPAs para todos os gostos, paladares e bolsos, deixando os amantes do estilo sempre com gosto de quero mais.

 

Nosso quadradinho do cerrado também não anda fazendo feio. Várias cervejarias candangas fabricam excelentes IPAs que merecem ser degustadas. Na próxima coluna falaremos sobre elas!

 

Rafael Gangana é servidor público, colaborador da Se7e e apreciador de boas cervejas.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International - 2019)

June 18, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 10, 2019

Please reload

Arquivo