• Rubens Bonfim

*Novos serviços de streaming chegam ao Brasil*


Se você já assina Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, GloboPlay, HBO Go, Telecine Play e acha que está pouco, que tal colocar mais dois serviços de peso na sua programação? Duas plataformas de streaming desembarcam nas terras brasileiras e a primeira já agora em março. O serviço Paramount+ já está disponível, apesar de o app ter sumido misteriosamente da Google Play Store e ser possível dar um veredito sobre o uso no celular enquanto escrevo essa coluna. Também não achei o aplicativo para minha TV, que é bem recente e supostamente também deveria ter, mas tudo bem. Mas em computadores já é possível testar a novidade.


Mas vamos ao que interessa. Fui dar uma checada no conteúdo e como quase todo serviço de vídeo o catálogo oferece aquelas atrações feitas para canais de TV e outras mídias e aquela área de produções originais. Começando pelo conteúdo mais aberto, tem programas de diversos canais conhecidos pelo espectador da TV por assinatura: Showtime (Dexter, Ray Donovan, Californication), Comedy Central (Drawn Together, Ugly Americans, Everybody Hates Chris), MTV (De Férias com o Ex, Jersey Shore), Nickelodeon (Bob Esponja, Avatar, Padrinhos Mágicos), Nick Jr (Dora, a Aventureira, Bubble Guppies) e mais alguns documentários do Smithsonian Channel. Parece bom? Na verdade, não muito. Há bem poucas atrações de cada um dos canais acima e apenas uma minoria de programas do tipo “nossa, queria ver isso”. No Showtime, por exemplo, o conteúdo até o momento são apenas 8 séries. Comedy Central tem apenas 6 títulos que apareceram para mim. Já na seção de Originais & Exclusivos, a decepção é ainda maior. Poucos títulos originais, incluindo The Handmaid´s Tale. Mas tenho que frisar aqui há um estranho problema em que dependendo do link acessado, aparecem alguns títulos e outros não.


Mas se a primeira impressão do serviço foi ruim, essa foi apenas a ponta do iceberg. A Paramount é dona de várias grandes franquias do cinema como O Poderoso Chefão, Missão Impossível, Família Addams, John Wick, Transformers e Jack Reacher, Caça-Fantasmas, Star Trek, entre outras. Mas nenhum filme aparece no catálogo. Tive que vasculhar com a ferramenta de busca e aí vem algumas péssimas surpresas. Apenas alguns filmes estão disponíveis. O mais estranho de tudo é que é possível assinar o Paramount+ como um canal dentro de outro serviço, o Amazon Prime Video, pelo mesmo valor (R$ 19,90), mas com muito mais conteúdo, inclusive a maioria daquelas franquias de filmes citadas acima.


Outro problema: alguns títulos do serviço estão disponíveis também em outras plataformas, como é o caso de uma boa parte do catálogo da Nickelodeon, que está na Netflix. E uma parte considerável do catálogo, inclusive filmes, está no Amazon Prime Video, que é bem mais barato. Essa situação gera algumas situações bem estranhas, caso dos filmes da série John Wick, que tem apenas o primeiro episódio disponível no Paramount+, mas todos os filmes já estão no “pacote básico” do Amazon Prime Video. Parece evidente que algo não deu muito certo no lançamento do Paramount+. Então o melhor, ao menos ´por enquanto, é ficar longe do serviço até consertarem os problemas. Ou experimente como um canal do Amazon Prime Video.


E quase ia esquecendo: o próximo serviço de streaming a chegar ao Brasil será o Star+, que também é propriedade da Disney e faz parte do “rebranding” da Fox. Mas volto com detalhes dele na próxima. Até lá.


Rubens Bonfim é jornalista, colaborador da Se7e Cultura, trabalha com TI e escreve sobre vida digital no blog https://vivendoseculo21.wordpress.com

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Anuncie aqui na Sete Cultura
WhatsApp Image 2021-05-14 at 14.50.52.jp
image007.jpg