• Fabiano Lana

Churchill: o mito sobrevive à desconstrução


A diferença entre um ser histórico e o suposto ser real é o tema geral de Churchill, em cartaz nos cinemas. Já herói dos ingleses, pela premonição aos perigos do nazismo, pela resistência às investidas aéreas de Hitler contra Londres, o célebre primeiro-ministro inglês revela-se frágil e contraditório neste filme, quando está em questão o desembarque aliado na Normandia, previsto para os primeiros dias de junho de 1944.


Há momentos em que se celebram mitos. Há aqueles que se esforçam para desconstruí-los. O filme de Jonhatah Teplitzky aparentemente se insere nesse projeto de desmantelamentos de semideuses. Mostra que em um momento crucial da história da Segunda Guerra, e por consequência da humanidade, o grande Churchill estaria equivocado, ultrapassado. Temia uma repetição de um erro de 1915, quando na Primeira Guerra tropas aliadas promoveram uma fracassada invasão à Turquia, com milhares de mortes. Churchill, à época, era o responsável pela marinha britânica.


Trata-se de uma obra densa (mas não cansativa, ao contrário), em boa parte pelo esforço do ator Brian Cox, que segurou um filme em tantos momentos focados nos semblantes do líder. Vê-se ali alguém com medo do fracasso, com receio de se tornar irrelevante, às vezes mesquinho com subordinados, inseguro com relação ao seu papel na história do país. Com a consciência de que a Inglaterra pode ter salvado o mundo do nazismo, mas se tornaria uma nação menor depois do fim das batalhas. Novos atores, os EUA e a URSS, dariam as cartas. Novos políticos, mais jovens, comandariam o mundo.


A força da obra está na própria compaixão que Churchill desperta. Mesmo inadequado naquele momento, o primeiro-ministro se revela profundo, humano por meio da reconstrução artística – e nesse sentido o mito que era para estar destruído se revela mais forte. Com tantos erros e acertos, hoje é um herói do mundo.

Confira aqui a programação.

Foto - divulgação

Fabiano Lana é jornalista, filósofo, cinéfilo, colecionador de discos de vinil e colaborador da Se7e Cultura


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Anuncie aqui na Sete Cultura
banner 17 dias.jpg
pizzato.jpg

Os roteiros de cinema, shows, teatro, diversos, exposição e festas não são publicitários. Estes podem ser enviados para o nosso email contato@setecultura.com

Não nos responsabilizamos pelas modificações de última hora. 

As fotos utilizadas são de Divulgação.

Os artigos assinados não são de responsabilidade da Sete Cultura. Todos os direitos reservados. 

Reprodução proibida sem autorização por escrito.

Dúvidas, Anúncios e Programação

Envie seu email para:

contato@setecultura.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

@setecultura

© 2017 por Sete Ltda. Orgulhosamente criado com Wix.com