• Marcelo Araújo

Charles Mingus descendo a ladeira do Pelô


Na próxima semana, o Conjunto Cultural da Caixa, em Brasília, recebe um evento que promete sacudir a galera: o Festival de Orquestras Populares. Serão três dias de shows com atrações locais e nacionais. Entre os mais conhecidos, Banda Mantiqueira, de São Paulo, e a Orkestra Rumpilezz, de Salvador.

Tão logo comece a venda dos ingressos, vou correr para garantir um lugar no dia da apresentação da Rumpilezz, na sexta-feira, 8 de setembro, porque sou fã desses caras desde a primeira vez que os vi, faz alguns anos, em um concerto de Ano Novo. Essa big band de sopros e percussão tem no comando o saxofonista e maestro Letieres Leite.

Músico e arranjador da banda da cantora Ivete Sangalo, musa do axé, em sua empreitada instrumental, Letieres criou uma sonoridade absolutamente original, fundindo harmonias refinadas e improvisos virtuosísticos do jazz com o suingue da percussão baiana. É o contrabaixista de jazz Charles Mingus descendo a ladeira do Pelô na batida do Olodum.

A Rumpilezz faz mais do que fundir gêneros musicais. Há toda uma espiritualidade e energia que parecem narrar histórias instrumentais ao público por meio do enorme naipe de metais e de sua sessão de tambores. Ao centro desse turbilhão rítmico, paira a figura do gigante percussionista Gabi Guedes. Sob as bênçãos dos orixás, esse mestre do batuque atua como força motriz da embarcação do comandante Letieres, responsável pelos intrincados arranjos.

Tive o privilégio de conhecer e conversar certa vez com Letieres Leite e com o mestre Gabi Guedes. Este encontro está registrado no meu Instagram.

São figuras de simpatia e alto gabarito musical. Semana que vem, estarei lá, para vê-los mais uma vez ecoando notas ancestrais na trilha da modernidade. Até lá!

Marcelo Araújo é jornalista, escritor e colaborador da Se7e. Autor do blog www.tijoloblog.wordpress.com. Publicou os livros Não Abra – Contos de Terror, Pedaço Malpassado, A Maldição de Fio Vilela, A Testinha de Gabá e Casa dos Sons.


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Anuncie aqui na Sete Cultura
banner 17 dias.jpg
thumbnail.jpg

Os roteiros de cinema, shows, teatro, diversos, exposição e festas não são publicitários. Estes podem ser enviados para o nosso email contato@setecultura.com

Não nos responsabilizamos pelas modificações de última hora. 

As fotos utilizadas são de Divulgação.

Os artigos assinados não são de responsabilidade da Sete Cultura. Todos os direitos reservados. 

Reprodução proibida sem autorização por escrito.

Dúvidas, Anúncios e Programação

Envie seu email para:

contato@setecultura.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

@setecultura

© 2017 por Sete Ltda. Orgulhosamente criado com Wix.com