• Rafael Gangana

Você conhece o estilo mais refrescante das cervejas?


Em tempos de umidade relativa do ar cada vez mais baixa, esse estilo vai muito bem nos dias ensolarados do nosso cerrado. Apresentamos a vocês, a Witbier!

Foto: Divulgação

Original da Bélgica, da região de Flandres, e com alguns séculos de história, a escolhida da semana figura no topo da lista das cervejas mais claras, com sua cor amarelo palha, remetendo à principal característica do estilo, sua leveza. O nome witbier vem da língua flamenga, e também é conhecida como 'bière blanche' (em francês), ou 'cerveja branca', no bom e velho português, devido à clareza da sua coloração.

Feita com trigo e malte de cevada, a witbier não é filtrada e utiliza casca de frutas cítricas (laranja, limão siciliano, lima), coentro, capim-limão e outras especiarias, remetendo a um aroma ao mesmo tempo condimentado e com notas cítricas, ou seja, refrescância garantida. A graduação alcoólica não passa da casa dos 4%, e aliada ao baixo amargor e à alta carbonatação do estilo, conferem uma ótima drinkability. Para harmonizar, nada melhor do que um bom ceviche, sushi, saladas e frutos do mar em geral.

As cervejarias artesanais do nosso quadrado sempre incluem alguma 'wit', carinhosamente chamada, em suas receitas e as casas e bares especializados daqui também possuem ótimas opções em suas torneiras e geladeiras para podermos nos deliciar e refrescar em tempos de sol a pino e baixa umidade do ar.

Rafael Gangana é servidor público, colaborador da Se7e Cultura e apreciador de boas cervejas.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Anuncie aqui na Sete Cultura
WhatsApp Image 2021-05-14 at 14.50.52.jp
image007.jpg