- Samantha Maia
Você sabe qual é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?
O gosto por vinhos aumentou muito nos últimos anos no Brasil. Comparado a outros países da América do Sul, o hábito é relativamente recente. Além de ser uma bebida deliciosa que harmoniza maravilhosamente com a comida, o vinho ainda está relacionado ao bem estar e à saúde. Uma bebida completa que traz enorme prazer.
Sabendo disso, a Se7e criou essa coluna que vai trazer curiosidades e dar dicas sobre o assunto. O tema de estreia é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier. As pessoas se confundem muito com os termos que parecem dizer a mesma coisa, mas tem significados distintos.
O enólogo é o profissional com curso superior responsável por todo o processo de elaboração do vinho, que vai desde a análise do solo, os métodos de irrigação, as melhores técnicas de colheita das uvas até as técnicas de vinificação, a mistura das uvas, o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.
Sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. É responsável pela compra, armazenamento, elaboração da carta e o serviço do vinho aos clientes.
Já o enófilo é o apreciador do vinho. É aquele que gosta de vinhos e faz anotações sobre os vinhos que degusta. É o consumidor final.
E eu, como boa enófila que sou, vou tentar passar para vocês um pouco sobre esse incrível mundo do vinho. Santé!
Samantha Maia é engenheira civil, idealizadora e produtora da Se7e Cultura e responsável pelo canal no youtube, facebook e instagram - Bordeaux Vinhos Brasília (https://www.youtube.com/bordeauxvinhosbrasilia)