• Marco Tulio Chaves

Gabriel Grossi: um gaitista brasiliense “Em Movimento” pelo mundo


Foto: Marco Tulio Chaves

O gaitista Gabriel Grossi nasceu e escreveu em Brasília as primeiras linhas de sua história na música, registradas em diversas ocasiões nas páginas da Se7e. Por gratidão e pela inspiração que a Capital sempre lhe proporcionou, o brasiliense escolheu a cidade para gravar seu primeiro DVD, “Em Movimento”, nos dias 12 e 13 de abril, no também histórico Teatro Plínio Marcos – Funarte.

Gabriel conquistou o reconhecimento ainda bastante jovem, sendo elogiado por ninguém menos que Maurício Einhorn, considerado o melhor gaitista brasileiro e um dos melhores do mundo, que viria a ser seu professor e a quem homenageou no disco “Viva Mauricio Einhorn”, ao lado do também brasiliense Pablo Fagundes e de outros 26 gaitistas brasileiros. Homenageou ainda o “rei da gaita”: o belga Toots Thielemans, lhe entregando pessoalmente o disco antes de seu falecimento, em agosto passado.

O mestre e amigo Mauricio Einhorn fez questão de estar presente no primeiro dia do registro em DVD. Mas não apenas ele: outra lenda da música brasileira, o mago dos sons Hermeto Paschoal transformou a plateia em mais um instrumento, bem ao seu estilo. Com lotação esgotada, o segundo dia foi recheado de emoções, encerrado com uma verdadeira celebração do talento de Gabriel e do grupo reunido por ele para a ocasião, com Eduardo Farias (piano), Andre Vasconcellos (baixo), Rafael Barata (bateria) e Sergio Coelho (trombone) – o Gabriel Grossi Quinteto.

O DVD “Em Movimento” passa a fazer parte de uma extensa e elogiada discografia, que já soma nove discos lançados, além de shows e gravações com artistas do quilate de Chico Buarque, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, João Donato, Dominguinhos, Ivan Lins, Zelia Duncan, Beth Carvalho, o próprio Hermeto Paschoal e Hamilton de Holanda (com quem integra desde 2005 o quinteto três vezes consecutivas finalista do Grammy Latino), além de turnês pela Europa e pelos Estados Unidos. E sua participação na música brasileira será longa, com o reconhecimento devido e certamente muitas outras obras-primas – que estarão sempre registradas nas páginas da Se7e.

Marco Tulio Chaves é jornalista e colaborador da Se7e Cultura


0 visualização
Anuncie aqui na Sete Cultura
banner 17 dias.jpg
pizzato.jpg

Os roteiros de cinema, shows, teatro, diversos, exposição e festas não são publicitários. Estes podem ser enviados para o nosso email contato@setecultura.com

Não nos responsabilizamos pelas modificações de última hora. 

As fotos utilizadas são de Divulgação.

Os artigos assinados não são de responsabilidade da Sete Cultura. Todos os direitos reservados. 

Reprodução proibida sem autorização por escrito.

Dúvidas, Anúncios e Programação

Envie seu email para:

contato@setecultura.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

@setecultura

© 2017 por Sete Ltda. Orgulhosamente criado com Wix.com