• André Campos

Modernidade nos tempos da Lava-Jato


Capitão Fantástico promove reflexão sem dor ou sono

Foto: Divulgação

Única economista na qual confio, minha filha Maria Luiza foi a primeira a alertar. “Papai, Capitão Fantástico é sensacional”, comentou a caloura da UnB em meio a uma resenha doméstica sobre suas agruras em cálculo.

Ao tomar conhecimento de que o filme – dirigido por Matt Ross com atuação marcante de Viggo Mortensen – podia ser alugado na TV a cabo, minha preguiça de quase meio século perdeu, enfim, para minha fissura (paixão) pela sétima arte e decidi seguir a sugestão da futura presidente do FMI.

O longa-metragem se vende como comédia, mas evolui (bem) na chave do drama. Tem uma das cremações mais animadas da história universal. E acaba por fazer uma reflexão crítica profunda, porém nada dolorosa ou sonífera, sobre o que é ser moderno.

Quando no ano 1075 depois de Cristo, isto é, 942 primaveras atrás, o monge beneditino Berthold von der Reichenau cunhou em latim a palavra modernistas, não se imaginava que naquele relato de uma reunião convocada pelo papa Gregório VII começava uma saga – em breve – milenar.

Capitão Fantástico abriu em mim uma fissura (ruptura): o que é ser moderno no Brasil atual?

A pergunta impede binarismos nestes tempos de Lava-Jato em que Noam Chomsky – ídolo global dos progressistas e figurinha simbólica do filme – critica com rigor seus adoradores latino-americanos (brasileiros em especial) mais convictos.

Sem pretender dar qualquer resposta à minha indagação, tropeço no controle remoto do século XXI. A fabulosa geringonça nega –toda pimpona – um dos velhos hits dos anos 1980: “A televisão me deixou burro, muito burro, demais”. Deixou nada, brother!

André Campos é jornalista e colaborador da Se7e.


15 visualizações
Anuncie aqui na Sete Cultura
banner 17 dias.jpg
thumbnail.jpg

Os roteiros de cinema, shows, teatro, diversos, exposição e festas não são publicitários. Estes podem ser enviados para o nosso email contato@setecultura.com

Não nos responsabilizamos pelas modificações de última hora. 

As fotos utilizadas são de Divulgação.

Os artigos assinados não são de responsabilidade da Sete Cultura. Todos os direitos reservados. 

Reprodução proibida sem autorização por escrito.

Dúvidas, Anúncios e Programação

Envie seu email para:

contato@setecultura.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

@setecultura

© 2017 por Sete Ltda. Orgulhosamente criado com Wix.com